Seguindo sua missão de garantir um ambiente favorável para a inovação e a competitividade das associadas nos mercados local e global, a ABIMED promoveu nesta quinta, 07 de outubro, um evento online em parceria com o governo britânico com o objetivo de apresentar às empresas oportunidades de conexões para mais produtividade e crescimento, sendo elas de matriz britânicas ou distribuidoras de equipamentos médicos de origem do Reino Unido. O evento também foi uma oportunidade para a ABIMED apresentar às associadas sua parceria com a associação coirmã do setor naquele país, a ABHI – Associação Britânica da Indústria de Tecnologia em Saúde.
No evento, o presidente executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho, recebeu o Diretor Associado e de Comunicação da ABHI, Jonathan Evans; o Diretor de Comércio do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido (DIT) em São Paulo, Martin McCombe; e a Diretora de Ciências da Vida e Saúde para a América Latina do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido (DIT), Arly Belas.
Martin McCombe destacou que o Reino Unido tem tradição na inovação da saúde, tendo o sistema de saúde inglês, NHS, inspirado a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. “É com esse espírito que pretendemos contribuir para o desenvolvimento da saúde com parceiros como a ABIMED, e um ponto essencial nisso é o fomento à inovação em segmentos emergentes. É necessário que as inovações cheguem a quem precisa, de uma maneira que seja sustentável ao sistema e garantindo a colaboração e o estreitamento dos laços e a participação dos diversos atores do sistema: governo, indústria, academia e pacientes, todos colaborando em torno desse objetivo único”, destacou.
Por sua vez, Arly Belas destacou a atuação prática da Missão Britânica no país. “Procuramos incentivar conexões comerciais, compartilhamento de informações, agendas de acesso, geração de prosperidade, benefícios para a população e ganhos mútuos para o Brasil e o Reino Unido”, explicou. “Na saúde, nossas áreas de interesse incluem Setor Diagnóstico (detecção de condições neurodegenerativas, testes genéticos, tubos de coleta, etc); Soluções para COVID-19 (kits de internação, equipamentos de UTI, ventiladores, tecnologia de refrigeração para vacinas, etc); Farmacêuticos (licenciamento, distribuição, serviços e produtos); e Equipamentos e dispositivos (para hospitais, laboratórios, clínicas, etc), além de vários outros subsetores”, completou.
Em seguida, Jonathan Evans apresentou a parceria entre a ABIMED e a ABHI, iniciada em maio último por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento, que tem o objetivo de melhorar e aumentar a eficácia em participar do ambiente regulatório do setor que ambas as entidades representam no Brasil e no Reino Unido, além de contribuir para a sustentabilidade na atuação de suas associadas como um todo no que diz respeito a questões ambientais e de responsabilidade social.
Jonathan detalhou a atuação da ABHI, que reúne cerca de 320 associadas responsáveis por 80% de todos os produtos que são vendidos ao sistema de saúde do Reino Unido. “Trabalhamos com o objetivo de engajar órgãos de saúde como NHS e NHSR e assim possibilitar o fornecimento de produtos seguros e eficazes aos pacientes. São objetivos que as duas associações têm em comum e temos a certeza de que há muitas possibilidades de cooperação entre nós”, afirmou.
Para Fernando Silveira Filho, o evento foi muito importante para apresentar um panorama de como atua a ABHI, bem como as propostas do Reino Unido para incentivar as empresas associadas em comum. “Foi com grande satisfação que realizamos finalmente este encontro virtual. Pudemos mostrar como atua a associação britânica e como essa parceria tem tudo para dar ótimos resultados para todos. Além disso, o que oferece o Reino Unido e como isso pode ser positivo para as empresas associadas”, ressaltou.
Sobre a ABIMED
A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED) comemora este ano o seu Jubileu de Prata. A entidade representa os interesses de 200 empresas nacionais e multinacionais de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares, que respondem por cerca de 65% do setor. A indústria de dispositivos médicos tem participação de 0,6% no PIB brasileiro, conta com mais de 13 mil empresas e gera em torno de 140 mil empregos diretos e qualificados. A ABIMED tem como princípio contribuir para a promoção de um ambiente saudável, sustentável e propício à inovação tecnológica e à competitividade de suas associadas nos mercados local e global. No último ano, após reavaliação de seus conceitos, a entidade reafirma seu propósito de proporcionar qualidade de vida para as pessoas a partir do acesso às melhores práticas de saúde. Para tanto, suas ações apoiam-se em três dimensões: Tecnologia, Saúde e Vida. Além disso, a ABIMED possui em seus eixos pontos fundamentais como a Sustentabilidade do Sistema e Ambiente de Negócios, a Tecnologia e Inovação, a Ética e Compliance, o Meio Ambiente e a Responsabilidade Social e a Educação.