A Coreia do Sul, ou República da Coreia, tem seu governo definido como uma democracia presidencialista, onde o presidente é eleito por voto direto popular para um mandato de cinco anos. Os governos provinciais do país são semiautônomos e contam com órgãos legislativos próprios. O presidente ainda é comandante em chefe das forças armadas, nomeia o primeiro-ministro e preside o Conselho do Estado.
Muitas reformas nos sistemas de saúde sul coreanos foram realizadas desde o começo dos anos 2000. Entre elas, a separação de funções de prescrição e distribuição de medicamentos, fazendo com que os médicos e farmacêuticos trabalhassem em conjunto, porém, cada um em sua área.
No começo dos anos 2000, foram feitos esforços para a reestruturação dos sistemas de saúde do país, com a integração de fundos de seguros de saúde para esse propósito. As reformas atuais também incluíram um plano de saúde a longo prazo, que provém serviços à população idosa.
Os sistemas de saúde da Coreia do Sul incluem um serviço chamado Seguro de Saúde Nacional (NHI), que é um sistema com cobertura universal. Em 1977, quando criado, o NHI tinha alcance de apenas 8,79% da população. Em 1989, o sistema começou a cobrir a maior parte dos cidadãos, com exceção de 3% a 4%, que são cobertos por programas alternativos para os indivíduos mais pobres. Atualmente, todos os fundos dos sistemas de saúde sul coreanos são integrados para o pagamento do NHI.
A responsabilidade sobre os sistemas de saúde do país é do Ministério da Saúde, Bem Estar e Assuntos da Família, que tem o poder de controlar a política dos planos de saúde. O NHI é o sistema único que provém benefícios de cuidados de saúde para a população, assim como coleta contribuições e reembolsa provedores. Um órgão denominado Serviço de Avaliação de Seguros de Saúde analisa o custo dos benefícios de saúde e avalia a razoabilidade dos serviços prestados.
A Coreia do Sul tem um nível de gastos com os sistemas de saúde relativamente baixo, com o total de pagamento de 2007 registrado em 6,8% do PIB. A taxa de contribuição com o sistema NHI é de 5,08% do salário dos contribuintes. Os sistemas de saúde são pagos por subsídios do governo, contribuições e taxas.
COMO É EMPREENDER NA COREIA DO SUL?
- Registrar a empresa com Star-Biz (www.startbiz.go.kr). O procedimento leva três dias e custa 2.000 wons, ou 4,40 reais.
- Fazer um selo da empresa. A transação leva um dia e custa 30.000 wons, ou 66 reais.
- Pagar a conta imposto de registro empresarial. O procedimento é on-line, simultâneo com o processo anterior e os valores estão incluídos no procedimento 4.
- Pagar as taxas para o certificado de impressão de selo de incorporação. A transação é on-line, simultânea com o procedimento anterior e custa de 1,2% de imposto de registro de capital + imposto de educação (20% da taxa de inscrição) + 10.000 wons, ou 22 reais de carimbos da Suprema Corte
- Pagar as taxas para o Programa de Seguro de Saúde Pública, o Fundo Nacional de Pensões, seguro-desemprego, e acidentes de Compensação de Seguros. O procedimento leva menos de um dia e não tem custos.
ALGUMAS STARTUPS SUL COREANAS
3L Labs: Responsável pelo FootLogger, um sapato com sensores integrados para registro de atividades e dados biométricos, como pressão do pé e padrão de pisada.
HealingPaper: Um aplicativo móvel para pacientes com doenças crônicas, que podem usufruir de informações como: lembretes, agenda, condições, registro de alimentação, resultados de exames e efeitos colaterais de medicamentos.
Healcerion: Um sistema de ultrassonografia móvel que pode ser utilizado em lugares de difícil alcance, sem a limitação de fios.