Sempre que pensamos em saúde, pensamos nas pessoas e seu estado físico, psíquico e social, mas nunca nos lembramos de que saúde também implica bem-estar econômico. As pessoas sempre buscam tratamentos para a saúde frequentando clínicas e consultórios, mas também vão a escritórios de contabilidade e consultorias financeiras. Afinal de contas, para agravar uma crise de enxaqueca basta uma conta que não pôde ser paga.
A formação acadêmica de um profissional da área da saúde - seja ele médico, dentista, psicólogo, fisioterapeuta ou acupunturista - não conta com o desenvolvimento de habilidades que o tornem apto a exercer funções de administrador e, como todo empreendimento, consultórios e clínicas também são suscetíveis à má administração, que pode levar ao insucesso.
Isto gera um paradoxo, já que os profissionais cuidam da saúde de seus pacientes, mas esquecem a saúde de seus próprios consultórios e clínicas, e mesmo tendo essa preocupação, gastam muito tempo e dinheiro em tarefas que não dizem respeito à atividade essencial do negócio: atender bem aos pacientes.
Mas como melhorar esta situação? Pode parecer complicado, mas iniciar fazendo um registro de gastos e ganhos, mesmo dos itens mais simples, como um lanche para os funcionários ou uma assinatura de revista para a sala de espera, pode dar uma visão precisa do principal indicador de um negócio: saldo positivo no final do mês. E para auxiliar nestas atividades, que podem consumir muito tempo, nada melhor que se valer da tecnologia como ferramenta de apoio.
Vejamos o caso do Controle sua Empresa, sistema online voltado para micros e pequenos empresários que oferece módulos que podem ser adquiridos individualmente por um custo baixo e possui não somente um módulo para controlar contas a pagar e receber, mas também um módulo voltado para consultório e um dos melhores odontogramas do mercado, além de uma vasta lista de funções que podem ser incorporadas no dia a dia aos poucos e com muita simplicidade. E o sistema ainda oferece mobilidade! Basta baixar o aplicativo no seu iPad ou iPhone e todas as informações de seu consultório estarão disponíveis em suas mãos, podendo ser levadas para qualquer lugar, no Brasil o e no Mundo.
Fica então a sugestão de mudar de atitude. Se você é um profissional de qualquer área da saúde, não se permita deixar de lado o controle do seu negócio, ainda mais agora, que você já sabe como começar e o quanto pode ser mais simples utilizando a tecnologia como aliada.
Colaboração: Renato Zanquettim - Equipe CSEmpresa