Um levantamento realizado em 2012, pela International Stress Management Association, mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com maior nível de estresse. A cada 10 profissionais, três sofrem de burn out, um esgotamento mental provocado por pressões no ambiente de trabalho.
Técnicas têm sido criadas para que o profissional lide melhor com este tipo de situação e tenha uma concentração maior nas atividades de trabalho, melhorando assim a produtividade e reduzindo os efeitos da pressão.
Verena Souza, editora do portal Saúde Business 365, fez um vídeo com Eduardo Farah, um especialista em mindfulness, um conceito novo, que pode ser traduzido como Atenção plena e pode designar um estado mental, um conjunto de técnicas ou exercícios mentais, programas estruturados ou um conceito psicológico.
É um estado que pode ser induzido ao levarmos nossa atenção para o momento presente, de forma intencional. Este conceito pode vir com treinamento e as intervenções têm sido bastante estudadas por centros em universidades de renome, como a Oxford University, por exemplo. Existe uma rede britânica de discussão sobre o assunto e até um centro brasileiro para a área.
Este conceito pode ser usado por profissionais com níveis mais elevados de estresse e até em indivíduos com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão e transtornos associados ao estresse.
Em um artigo dos centros de pesquisa da área, foi comentado que a intervenção, por prevenir relapsos depressivos pode reduzir a prevalência de depressão e economizar custos envolvidos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=2le0h1T4k1s[/youtube]