Ela ocupa cargos como a vice presidência de marketing, branding e mudança de cultura, além de ser CEO do Simon Associates Management Consultants.
Segundo Andrea, a necessidade de dicas de estrutura organizacional para administradores vem do fato de que eles não estão conseguindo entregar os tratamentos centrados em pacientes e famílias que são tão prometidos e promovidos pelas instituições de saúde.
A especialista, para chegar nos problemas enfrentados pelo setor, entrevistou diversos profissionais na área da saúde, perguntando a eles quais as dificuldades encontradas na estrutura organizacional dos hospitais, e em quais pontos são necessárias mudanças.
Entre esses problemas, foi apontada a questão da centralização em cuidados clínicos, que acha que os profissionais não precisam tratar também da família, e nem ter tato na interação com o paciente. Também tiveram destaque a resistência dos médicos às avaliações, ao controle e às críticas no ambiente de trabalho.
A partir do momento em que as dificuldades encontradas na estrutura organizacional dos hospitais são apontadas, fica muito mais fácil entender como mudar isso. Selecionamos algumas dicas de Andrea de como os administradores podem controlar e ajudar a melhorar o cuidado com o paciente:
Ligue para o seu consultório
De vez em quando, ligue para seu próprio escritório como se fosse um paciente. Faça perguntas, tenha dúvidas sobre o serviço e marque uma consulta. Esse é a forma mais fácil de saber como os pacientes estão sendo tratados pelos seus funcionários. Tenha em mãos uma lista de expectativas para o atendimento, e veja se ela condiz com a realidade.
Veja como estão as admissões
Uma vez por mês, visite o setor de admissões com sua lista de expectativas. Observe como os novos pacientes estão sendo admitidos e faça anotações de pontos que podem ser mudados na estrutura organizacional e no atendimento do setor.
Visite sua salas de espera
O cuidado também precisa ser feito com os familiares dos pacientes. Verifique se sua sala de espera tem uma atmosfera carinhosa e confortante para os que estão ansiosos esperando uma informação sobre um ente querido.
Observe de perto
De uma forma discreta, siga enfermeiras em diferentes pisos e médicos em diferentes departamentos. Você pode dizer para eles que você quer entender melhor como seus trabalhos funcionam. Geralmente, após alguns minutos, os profissionais esquecem que você está lá e começam a agir naturalmente. Esse é o momento de observação.
Esteja presente nas dispensas dos pacientes
O momento de ir embora é quando o paciente geralmente elogia ou critica sua experiência. Esteja presente e deixe os pacientes e famílias contarem detalhadamente como foi o atendimento e o tratamento.