A americana Cerner, especializada em sistemas de informação em Saúde, anuncia nesta segunda-feira (02) parceria com a brasileira Intensicare, que desenvolve projetos de UTI em unidades hospitalares. O contrato assinado prevê um acordo de cinco anos e ambiciona colocar em funcionamento uma UTI virtual, ou seja, viabilizar o telemonitoramento de pacientes em cuidados intensivos e a troca de informações remota entre as equipes assistenciais.
Com intenção de expandir sua atuação, que hoje alcança sete estados brasileiros, a Intensicare espera que a parceria agilize seu fluxo de trabalho e melhore o gerenciamento de resultados das unidades de cuidados.
Rodrigo de Teixeira Aquino, CEO da Intensicare, ressaltou em comunicado o fato de que a tecnologia da Cerner vai passa a integrar todas as etapas, desde a atenção primária, gestão da saúde dos pacientes até os tratamentos mais complexos, permitindo a realização de análises de dados dos pacientes.
Desde que chegou ao Brasil, há cerca de três anos, a Cerner fechou contrato com o Hospital Albert Eintein para administrar todos os dados de seus pacientes e otimizar processos que eliminam erros e desperdícios. A tecnologia ainda está em fase de implementação, com previsão para terminar em 2016. A companhia americana está em 22 países e faturou U$S 2,9 bilhões em 2013.
Mais sobre a Intensicare
Além de ajustar processos, fornecer equipamentos e arquitetar as instalações de uma UTI, a empresa também fornece profissionais capacitados para a rotina das terapias intensivas.
As unidades dispõem de:
Gestão de suprimentos, com farmácia própria;
Infraestrutura independente de rede de gases medicinais;
Instalações e leitos confortáveis, com equipamentos modernos;
Os mais recentes protocolos.