A construção de uma marca para os profissionais de saúde é um processo de longo prazo e para a maioria dos profissionais o ativo mais importante que possuem. A reputação profissional começa a ser construída perante os pares durante a graduação, recebe atributos marcantes durante a especialização ou residência e é reforçada a cada contato com outros profisisonais de saúde ou pacientes.
Porém, para um profissional de saúde poder atingir uma clientela cada vez maior, ou ter seus conhecimentos em saúde impactando mais pessoas, é importante que esta reputação profissional seja trabalhada como uma marca.
Por quê um profissional de saúde deve trabalhar sua reputação como uma marca ?
1) Aumentar o seu reconhecimento profissional entre pares e pacientes
2) Criação de novas oportunidades profissionais como ser palestrante ou fornecedor de conteúdo médico para veículos especializados
3) Aumentar o poder de negociação com fontes pagadoras como convênios
4) Liderar times e servicços focados na sua especialidade profissional
O Dr. Drauzio Varella é um ótimo exemplo de uma marca muito forte em saúde. Renomado oncologista, sua capacidade de explicar temas em saúde para leigos, o ajuda a atingir um público maior que somente seus pacientes e faz com que ele se consolide como uma das referências brasileiras em informações em saúde, apesar de não ser especialista em muitos dos temas que aborda em seus quadros televisivos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LgdAqdtlqsc&list=UU9zqTTVeClpqMQ5CLuJdWtw&feature=share&index=1[/youtube]
Outros profissionais de saúde, como a Dra. Cris Benevuto, dermatologista com atuação no Hospital Israelita Albert Einstein, utilizam blogs como formas de transmitir informações em saúde e gerar awareness para uma população de potenciais clientes/pacientes. Para muitos profissionais de saúde que tem blogs ou presenças em mídias sociais, estes são fundamentais para a conquista de novos pacientes e uma forma ética de divulgar seu conhecimento técnico.
Fonte: Blog Dra. Cris, 12/03/2014
O renomado Dr. Alfred Halpern da USP, mantém um ativo perfil no twitter e possui mais de 10.000 seguidores, que retweetam ativamente seus comentários, o que o ajuda a manter uma comunicação ativa com seu público alvo.
Outros profissionais de saúde, utilizam ativamente o Facebook para fazer menção do seu trabalho, o que os ajuda a conectar com seus pacientes e trazer informações de qualidade de modo extremamente acessível para quem os segue. O Dr. Claúdio Lottenberg, oftalmologista e Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, mantém uma engajada página no Facebook, em que publica notícias sobre sua área de especialidade, notícias sobre o Hospital Israelita Albert Einstein, além de informações referentes à comunidade judaica.
Quais os cuidados ao construir sua marca profissional ?
1) Onde sua marca está sendo exposta ?
- Garantir a credibilidade de onde seu nome é exposto e citar as fontes da informação apresentada
2) Com que frequência você ativa sua marca ?
- Se você optar por ter um site, blog, ou perfil no Twitter é importante que estes sejam ativados periodicamente, publicando informações e notícias que mantenha seus leitores engajados.
- Caso tenha apenas um site, a criaçã de uma Newsletter periódica com informações sobre saúde é uma ótima forma de manter sues leitores engajados
3) Seus pacientes têm acesso ao seu perfil nas redes sociais ?
- Muitos profisisonais de saúde têm em seus perfis públicos pacientes que fazem pedidos de amizade e muitos profissionais adicionam pacientes como amigos. O desafio neste caso, é ter auto-censura para não divulgar informações de foro privado ou que transmitam opiniões ou idéias que possam ser ofensivas a determinado grupo.
4) Como você pode aumentar sua presença online e offline ?
- Estar engajado em serviços universitários é uma das formas mais tradicionais de construir uma reputação na área de saúde. Contudo, mídias sociais, palestras, participação em eventos e atividade em sociedades de saúde são algumas das formas que os profissionais podem aumentar seu awareness na área de saúde. O importante é saber qual o seu status atual e selecionar as formas que melhor lhe ajudarão na construção da sua marca.
Sem dúvida alguma, uma excelente formação e uma ótima especialização são criticos para o sucesso profisisonal, mas a habilidade de gerir e tratar sua reputação profissional como uma marca é um diferencial importante e que certamente ajudará o profissional a encontrar maior satisfação profissional na área escolhida .
Suas críticas e sugestões a este tema são bem-vindas e podem ser deixadas no nosso campo de comentários. Comunicação com o autor do texto pode ser realizada através do e-mail contato@empreendersaude.com.br.