Passar por uma internação ou um tratamento que mantenha paciente no hospital é sempre uma situação difícil, tanto para quem está internado, quanto para a sua família. Distância da família, rotina, e até a falta do conforto da sua casa são coisas afetam diretamente todos os envolvidos.
O Home Care é uma modalidade de atendimento que permite a continuidade do tratamento no domicílio do paciente, permitindo a ele continuar sua recuperação do conforto da sua casa.
Quer entender melhor o que é Home Care e quais os benefícios dessa modalidade de tratamento? Então continue com a gente!
Leia mais: Como a IA e a telemedicina estão transformando a radiologia no Brasil?
O que é Home Care?
O Home Care é uma modalidade de atendimento onde a continuidade do tratamento do paciente acontece em seu domicílio.
Também conhecido como Atendimento Domiciliar, o Home Care trabalha com uma equipe especializada e multidisciplinar, que oferece uma rede de segurança para que o indivíduo receba os devidos cuidados em casa e evolua na sua recuperação no mesmo ritmo que no hospital.
O objetivo é que tanto o paciente quanto a sua família possam continuar o tratamento, com a mesma qualidade, mas também com o conforto da sua casa. Essa prática traz diversos benefícios que vão desde a redução de risco de infecção hospitalar, até redução da ocupação dos hospitais.
Saiba mais: Medicamentos inovadores: como reduzir custos com P&D?
Quais as modalidades de Home Care?
O Home Care oferece ao paciente a possibilidade de dar continuidade ao seu tratamento em casa, com todo o conforto que isso oferece para ele e a sua família. Entretanto, a depender das necessidades do indivíduo, seu tratamento pode possuir características muito diferentes.
Por isso, o Atendimento Domiciliar é dividido em 4 modalidades principais, são elas:
- cuidador;
- assistência de enfermagem sem internação domiciliar;
- oxigenoterapia;
- internação domiciliar.
Bora conhecer melhor cada uma dessas modalidades?
Assistência de cuidador
Nessa modalidade o paciente e sua família recebem um profissional da saúde em sua casa, que fará o acompanhamento e atendimento das suas necessidades básicas. Higiene pessoal, alimentação, mobilização e até mesmo a mera companhia são exemplos de suas atribuições.
Essa modalidade é particularmente útil para pacientes que precisam de acompanhamento contínuo, mas não requerem cuidados médicos intensivos.
Assistência de enfermagem sem internação domiciliar
É um acompanhamento de um profissional de enfermagem especializado, que cuidará das demandas e cuidados de saúde pontuais do paciente. Administração de medicamentos, realização de curativos, controle de sinais vitais são algumas das suas responsabilidades.
Leia também: Bom senso regulatório pode equilibrar custo, qualidade e acesso à saúde
Oxigenoterapia
Essa modalidade cuida de pacientes em uma condição mais específica, onde em função do seu tratamento o indivíduo precisa receber oxigênio em casa.
A suplementação de oxigênio acontece em pacientes que possuem alguma doença pulmonar ou condição que afete sua capacidade de respiração.
Internação domiciliar
A internação domiciliar é a modalidade de Home Care mais intensa e mais conhecida também, onde o paciente recebe o tratamento semelhante às condições de um hospital, porém em sua casa. Aqui nós temos tratamentos médicos mais intensivos como terapias intravenosas, fisioterapia ou cuidados com ferimentos complexos, além de controle de medicamentos e até alimentação.
Nesse caso, também podem ser usados diversos equipamentos de natureza hospitalar, como ventiladores mecânicos, bombas de infusão ou monitores de sinais.
Confira: Saúde mental: sete aspectos para serem trabalhados nas empresas
7 benefícios do Home Care que você precisa conhecer
Agora que você já entendeu bem o que é Home Care e quais são as suas modalidades, que tal conhecer um pouco mais as suas vantagens? Confira agora 7 benefícios do Home Care!
1. Tratamento humanizado
Um dos principais benefícios é a humanização do atendimento e o afeto durante o tratamento do paciente. Essa modalidade permite mais contato entre médicos, pacientes e familiares, uma vez que passam a ter uma convivência continua em sua residência.
É claro que todo profissional de saúde busca dar o máximo de atenção e carinho para aquele paciente que está passando por uma recuperação, mas quando se convive continuamente com a família e é recebido na própria casa, os laços criados acabam sendo mais fortes.
Além disso, o paciente também fica envolto em um ambiente muito mais acalentador, uma vez que é a sua casa, sem limites de visitantes, podendo então estar cercado por seus familiares e amigos em seu próprio lar.
2. Redução do tempo de internação hospitalar
Outro benefício do Home Care é a redução do tempo de internação dos pacientes. Com a possibilidade de dar continuidade ao tratamento no domicílio do paciente, aqueles que já apresentam um quadro razoável podem ser liberados do hospital mais cedo, permitindo maior rotatividade dos leitos.
Além de também melhorar o ânimo do paciente, afinal todos nós gostamos mais de estar em nossas casas que em um quarto de hospital, o uso do Home Care também reduz a reinternação por um retorno de estado mais agudo da doença.
Leia também: Gestão estratégica da saúde: os horizontes para o futuro
3. Afeto durante o tratamento
Seguindo o mesmo caminho da humanização do atendimento, o afeto durante o tratamento pode trazer melhoria para a saúde, afinal, estar mais próximo de amigos e familiares e da sua própria rotina e hábitos de referência, podem tornar o processo de recuperação mais eficaz.
Segundo a revisão de 148 estudos feitos nos Estados Unidos por especialistas da Brigham Young University e da Universidade da Carolina do Norte mostrou que pessoas com vínculos afetivos ativos tinham 50% mais chances de sobrevivência.
Esses mesmos autores também concluíram que a sensação de solidão e falta de amigos são comparáveis aos problemas provocados pela obesidade, abuso do álcool ou consumo de 15 cigarros por dia.
4. Redução do risco de infecção hospitalar
Por maiores que sejam os cuidados tomados por qualquer hospital, é sempre bom lembrar que o risco de uma infecção cruzada é sempre real. Como um enfermo tem a sua imunização afetada, bactérias e vírus de hospitais podem ser grandes vilões na hora da recuperação.
Manter um paciente em casa, recebendo seu tratamento via Home Care, pode privá-lo de ter contaminações, pois ele fica menos exposto aos riscos infectológicos que podem piorar o quadro dele.
Além disso, neste cenário os familiares e conhecidos não precisam também se expor a este ambiente e correr risco de contrair alguma doença, como, por exemplo, em dias atuais, o Covid 19.
5. Assistência e cuidados individuais
Entre os benefícios do Home Cara, está a personalização do tratamento, que é montado de forma personalizada levando em consideração até mesmo a rotina da família e do paciente. A ideia é possibilitar e incentivar a presença dos familiares durante o tratamento, permitindo o convívio e o apoio deles.
Assim, o profissional da saúde se integra a rotina da casa, com a abordagem da assistência se adequando ao ambiente em que está inserida. Com o tratamento inserido e adequado a rotina, fica muito mais fácil para o paciente se motivar e lidar com ele.
Além disso, estando em casa, cada profissional consegue dar uma atenção direcionada e integral ao quadro do paciente, ou seja, o contato do médico é muito mais personalizado. Este tipo de metodologia também oferece mais resolutividade e conforto para a evolução clínica do paciente.
Saiba mais: Automação na medicina é a chave para um serviço mais rápido (e humanizado)
6. Efeito psicológico no paciente e familiares
Passar por uma doença já é difícil fisicamente e emocionalmente, e o sentimento de isolamento, abandono e tristeza podem gerar depressão e piora do estado de saúde dos pacientes. Além disso, muitas vezes um quarto de hospital causa aquele sentimento de estar doente, afetando diretamente o anímico do paciente.
Agora, ao lidar com o tratamento diretamente da sua casa, o paciente deixa de lado a sensação de estar doente e isso traz a sensação para o subconsciente de cura e elevando a autoestima e bem-estar. Ou seja, estamos falando de um estímulo moral no paciente que é muito importante.
Estar em casa gera é o sentimento de progresso e melhora no seu tratamento e recuperação, além de permitir maior aproximação com sua rotina, prazeres, amigos e familiares, tornando essa jornada menos solitária.
O Home Care também melhora a moral de toda a família, que consegue acompanhar mais de perto a evolução do paciente, se sentir mais presente, e se aproximar mais da sua rotina e afazeres diários.
Confira: Health Tech: O Que É, Importância e Mercado saúde business
7. Desafogar hospitais
Os benefícios do Home Care se estendem também para os hospitais, ao permitir a redução de ocupação de leitos e quartos de hospitais por pacientes que já estão em condições de continuar o tratamento em suas residências.
Resumidamente, quando um paciente é direcionado para o tratamento em casa ele dá espaço para outros que precisam, essencialmente, da supervisão em aparelhagem em um hospital.
Isso também melhora a qualidade do atendimento dos profissionais de saúde em hospitais, que ficam menos sobrecarregados com uma lotação menor.
Diante da insuficiente infraestrutura hospitalar no Brasil, onde 74,3% dos municípios possuem menos leitos do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estudo revela que, caso o setor de Atenção Domiciliar à Saúde encerrasse suas atividades, seriam necessários 20.763 leitos hospitalares adicionais ao ano para absorver os pacientes atendidos pela modalidade.
Veja também: Como está a saúde pública no Brasil? Confira o panorama atualizado!
O SUS oferece Home Care?
O Atendimento Domiciliar também é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para aqueles pacientes que precisam de acompanhamento e cuidados contínuos. Entretanto, é preciso passar uma avaliação médica, que determinará se há ou não necessidade do acompanhamento.
Para solicitar o Home Care pelo SUS, é preciso procurar o médico responsável pelo paciente no hospital ou na Unidade Básica de Saúde (UBS). O médico deverá realizar a avaliação do paciente, e sendo o caso, enviará a solicitação para a Secretaria Municipal de Saúde.
Quer ficar por dentro de mais modalidades de tratamento que afetam diretamente a saúde pública no Brasil? Então continue com Saúde Business!