faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O futuro e a digitalização da saúde no Brasil" é tema de palestra magna durante o CISS

iris_ministerio.jpg

A sessão aconteceu no terceiro dia da Feira Hospitalar e discutiu os principais desafios para a digitalização no país

O terceiro dia da Hospitalar marca o encerramento do Congresso Internacional de Serviços de Saúde - CISS e os visitantes puderam acompanhar a palestra magna sobre "O Futuro e a Digitalização da Saúde no Brasil", com a participação da Íris Vinha, coordenadora geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde. 

Ao citar os processos digitais e as redes sociais, Íris acredita que a digitalização tem o potencial de impactar significativamente o cenário da vacinação, trazendo benefícios para atingir o público de forma mais efetiva, ampliando o raio de alcance da imunização.

"A digitalização e o uso estratégico das redes sociais têm se mostrado ferramentas eficazes para engajar a população. Em um cenário onde a desinformação pode gerar dúvidas e resistência em relação às vacinas, as redes sociais oferecem um meio rápido e abrangente de disseminar informações confiáveis e incentivar as pessoas a tomarem", diz.

Apesar disso, é fundamental reconhecer que, embora a transformação digital ofereça diversas vantagens, como acesso remoto a serviços de saúde e informações confiáveis,  ainda existem desafios a serem superados. 

"O calor humano e o afeto presentes no atendimento presencial são essenciais, especialmente em situações delicadas como a saúde infantil. Portanto, é necessário equilibrar a transformação digital com o cuidado em oferecer uma formação médica adequada, que integre tecnologia e humanização", ressaltou Íris Vinha, coordenadora geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde.

Importância da Integração do médico especialista e de atenção

Ao final da palestra, Íris ressaltou a importância da integração entre o médico especialista e o médico da atenção primária para promover um cuidado de saúde eficiente e abrangente. "Ao unir o conhecimento especializado com a visão abrangente e contínua do médico da atenção primária, é possível obter uma abordagem holística no cuidado do paciente. A troca de informações, experiências e perspectivas entre esses profissionais permite um melhor planejamento e coordenação dos tratamentos, além de garantir uma continuidade do cuidado ao longo do tempo", finalizou. 

 

Mesmo que o CISS tenha chegado ao fim, a Hospitalar continua amanhã com muito mais conteúdo de qualidade para quem se interessa pelo setor de saúde. Se estiver procurando conteúdo de qualidade e a oportunidade de conhecer os grandes players da saúde, venha nos visitar no São Paulo Expo.