Responsáveis pela curadoria de conteúdo da Arena Engenharia Clínica, no terceiro dia de Feira Hospitalar, a ABEClin promoveu encontros estratégicos entre os profissionais do setor, estimulando uma articulação entre as áreas par fortalecer as ações de engenharia clínica no Brasil. Pela primeira vez, o setor ganha um espaço exclusivo para conteúdos dentro da Feira, que é o principal ponto de encontro da América Latina para negócios e networking na cadeia de saúde.
Presidente da ABEClin, Ricardo Maranhão comentou sobre os objetivos dos debates propostos para essa edição da Hospitalar. “Essa é uma excelente oportunidade para avaliação do cenário atual, sobretudo neste momento em que enfrentamos uma pandemia”, comentou. Entre os temas, Ricardo destacou a importância do projeto de lei para o reconhecimento da engenharia clínica no Brasil. “A regulamentação da profissão vai finalmente reconhecer nossa profissão. Esse é um passo importante para maior valorização dos profissionais no mercado”, acredita. A articulação da lei que vai ser encaminhada ao Congresso Nacional é uma iniciativa da ABEClin com apoio do conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Durante a Hospitalar, a ABEClin trouxe também uma novidade que vai orientar empresas e profissionais na realização de serviços nas unidades de saúde. A associação está lançando o Projeto de Indicadores da Engenharia Clínica, coordenado pelo Diretor Regional de São Paulo, Gean Tacchini, com a criação de um banco nacional de indicadores de serviços. “Com esses dados será mais fácil compreender melhor os parâmetros dos serviços de engenharia clínica no Brasil”, completou Maranhão.
Nesta quinta, foram abordados os seguintes temas:
- Fiscalizações de hospitais: o que há de novo na abordagem de fiscalizações do CREA;
- Parâmetros, checklists e exigências; Reconhecimento da profissão de Engenheiro Clínico;
- Considerações sobre o Projeto de Lei de reconhecimento da profissão: benefícios, como está sendo visto pelo mercado e o que muda na prática;
- Os riscos da rede: ataques cibernéticos.
A sessão de conteúdos continua na sexta-feira, a partir das 14h, com os temas:
- Lançamento do Projeto de Indicadores da Engenharia Clínica – ABEClin;
- Avaliação de Tecnologias em Saúde: Debate sobre metodologias para avaliação de tecnologias em Saúde, incorporação e aceitação dessas novas tecnologias;
- Tecnologia da Informação Importância da integração dos equipamentos médicos com o prontuário eletrônico, ganhos nos processos, dificuldades de implantação e custos associados;
- Apresentação de tecnologia;
- Modelos de Gestão em Engenharia Clínica: Discussão aberta de modelos de gestão empregadas nos Hospitais brasileiros, pela visão de empresas prestadores de serviço em engenharia clínica e Grupos Hospitalares.
Local: Arena Engenharia Clínica. Entre a Rua B e a Rua C- 51, Hospitalar – São Paulo Expo
Feira Hospitalar acontece até 20 de maio em São Paulo
Para visitar a 27ª edição da Feira Hospitalar no SP Expo, basta se credenciar gratuitamente no site. Além dos congressos pagos, o evento também conta com sete arenas de conteúdo gratuito e uma área de exposição de aproximadamente 100m². Confira a programação completa no site ou na Hospitalar Hub e programe sua visita.