O Vale do Silício, ou Silicon Valley em inglês, está localizado na parte sul da Baía de São Francisco, na Califórnia. Seu nome foi escolhido em homenagem ao elemento químico Silício, presente como a principal matéria-prima de processadores fabricados por companhias que se situam na área, como por exemplo a Intel. A região é conhecida pela grande concentração de empresas da área tecnológica e por ser considerada o centro para a inovação e desenvolvimento de companhias. Diversas cidades compõem o Vale, entre elas: Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City, Saratoga, Sunnyvale e Union City.
A pré-história do Vale se passa em 1909, quando a Baía de São Francisco situou pesquisas de tecnologia da Marinha americana. Após o desenvolvimento do rádio de estação, por Charles Herrold, a Universidade de Stanford comprou as patentes do produto para iniciar suas próprias transmissões. A partir desse momento, diversas empresas de tecnologia começaram a se estabelecer na região para servir a Marinha.
Nos anos que se estenderam à Segunda Guerra Mundial e à Guerra Fria, as companhias trabalharam com grande demanda tecnológica, devido à necessidade de produção de armas, aviões de caça e radares, com o principal objetivo de superar os avanços da Alemanha. A Universidade de Stanford começou a receber incentivos governamentais para pesquisas militares e para o desenvolvimento de uma escola de Engenharia. Com esses incentivos, Stanford realizou pesquisas relacionadas à micro-ondas de rádio e detecção de radares. Após a Guerra, a Universidade atendeu aos interesses de órgãos governamentais como a CIA e a NSA.
A região do Vale do Silício começou a se desenvolver rapidamente quando Stanford recebeu fundos governamentais para facilitar a graduação de trabalhadores em tempo integral. Para dar outro impulso, houve a minimização do licenciamento de propriedade intelectual, o que facilitou que os alunos da Universidade iniciassem as próprias empresas. Em 1979, o governo norte-americano diminuiu as taxas sobre ganhos de capital de 48% para 28%, permitindo que grandes empresas como Apple, Yahoo! e Netscape fossem fundadas. Com o rápido desenvolvimento da região, também houve a migração de escritórios de advocacia, com o objetivo de dar suporte legal para essas novas companhias.
Hoje, o Vale do Silício tem a maior aglomeração de empresas de tecnologia, sejam elas veteranas ou startups, sempre viabilizando novas ideias. A área, ainda em crescimento, passa agora pela preocupação com a sustentabilidade e a diminuição de danos causados por esse desenvolvimento ágil.
Por se tratar da capital do empreendedorismo e tecnologia, o EmpreenderSaúde levará um seleto grupo de executivos, empreendedores e gestores ao Vale do Silício, em setembro, onde todos participarão do Health 2.0 Fall Conference - com mais de 2.000 profissionais da área da saúde e tecnologia, tais como Eric Topol (AT&T e Medscape) e Jonathan Bush (AthenaHealth) - e visitarão diversas empresas como Google, DrChrono, Stanford, MyFitnessPal, HealthTap, Proteus e outras iniciativas do setor da saúde.