faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Seriam os hearables o futuro dos wearable devices? [Infográfico]

Quando falamos de wearable devices, principalmente no segmento do fitness, pensamos diretamente nos relógios inteligentes. Veja mais que isso.

Quando falamos de wearable devices, principalmente no segmento do fitness, pensamos diretamente nos relógios inteligentes. Porém, o que alguns desenvolvedores e consumidores esquecem, é que os hearables também possuem um grande potencial para auxiliar nas atividades físicas.

Os wearabe devices, apesar de estarem em foco na mídia ultimamente, têm passado por certos problemas. Primeiramente, os produtos não têm alcançado o sucesso esperado, vendendo menos unidades anuais do que as empresas pretendiam. Outra questão que tem preocupado os desenvolvedores é a falta de compromisso do consumidor com o produto, segundo já mostrado em pesquisa aqui.

Segundo uma pesquisa realizada pela Gallup Healthways Well-Being, aproximadamente 125 milhões de americanos praticam exercícios diariamente. Outro estudo, feito pela Jacobs Jenner & Kent Market Research, em 2012, chegou mais perto de descobrir o potencial dos hearables.

A pesquisa, realizada com cerca de mil praticantes de atividades físicas descobriu que 75% das pessoas usam fones de ouvido ao fazer exercícios. Aproximadamente 75% dos entrevistados respondeu também que trocaria seus fones de ouvido de eles fossem hearables, ou seja, se tivessem a capacidade de medir dados durante o uso.

Os hearables podem ser a resposta para o problema de compromisso do consumidor com o produto. O potenciais usuário dos wearable devices não querem mudar seus hábitos e suas rotinas de exercícios para ter o controle de alguns dados biométricos. Como grande parte dos praticantes de atividades físicas já usam fones de ouvido, os novos dispositivos não mudariam seus costumes.

Os sensores auriculares parecem capazes de medir diversos dados, já que por fones podemos obter informações sobre os batimentos cardíacos, respiração, pressão sanguínea, entre outros. Como a orelha não sofre muito com o impacto dos movimentos, diferente dos braços e pernas, os hearables seriam tão precisos quanto monitores que são presos ao peito durante exercícios mais pesados.

Com o crescimento da exploração dos wearable devices, vale a pena ficar de olho nas possibilidades que os hearables podem criar. A medição biométrica que eles são capazes de fazer podem chegar a ter grande uso posteriormente, não somente no segmento fitness, mas no setor da saúde.