Os relógios inteligentes estão virando mania entre os praticantes de atividades físicas. Segundo uma pesquisa recente realizada pela empresa ON World, em 2017, cerca de 330 milhões de relógios inteligentes serão enviados para todo o mundo, um crescimento bem significante comparado aos 4 milhões enviados em 2013. A mesma pesquisa chegou à conclusão que o mercado de wearables em 2018 terá o valor de47.4 bilhões de dólares.
Em um outro questionamento feito pela mesma empresa há alguns meses atrás, 75% dos entrevistados acreditavam que os relógios inteligentes teriam um impacto positivo na indústria da saúde, esportes e fitness.
Conheça a seguir o que cinco grandes empresas de tecnologia estão planejando e lançando esse ano no mercado de relógios inteligentes:
Microsoft
O relógio inteligente da Microsoft tem poucos detalhes oficialmente revelados. Com o lançamento previsto para outubro deste ano, fontes dizem que o dispositivo terá como diferencial 11 sensores na parte inferior da tela. Um deles seria para medição de frequência cardíaca, que seria enviada em tempo real para outros dispositivos. Os detalhes dos outros sensores não foram divulgados. O produto também parece que irá contar com uma tela na parte interna do pulso, ao contrário de outros relógios inteligentes.
Apple
Aparentemente, a Apple irá lançar diversos modelos do dispositivo. Porém, ainda não foram revelados detalhes oficiais sobre seus relógios inteligentes, batizados pela imprensa de iWatch. Fontes dizem que os gadgets terão telas de diferentes tamanhos, levemente retangulares, sensíveis ao toque e com carregamento sem fio. O novo aparelho deve incluir mais de 10 sensores, que desempenharão funções como monitorar a saúde e os exercícios do usuário. A produção terá início em julho, e o lançamento comercial será em outubro, de acordo com uma fonte.
Samsung
A líder do segmento é a Samsung, que entregou 70% dos relógios inteligentes nos primeiros três meses deste ano. A empresa já tem três dispositivos no mercado. Porém, com o lançamento da nova plataforma para wearables da Google, a Android Wear, a companhia planeja o lançamento de mais um produto no segmento. O novo aparelho, chamado de Samsung Gear Live será oficialmente lançado dia 7 de julho. O produto contará com um processador de 1.2 GHz, Bluetooth 4.0 LE e 512 MB de memória. Com integração a outros aplicativos de fitness, o Gear Live terá um monitor cardíaco e um acelerômetro.
LG
Batizado de G Watch, o dispositivo da LG terá como diferencial a resistência à água e à poeira, qualidade muito útil para quem utiliza relógios inteligentes para praticar exercícios ao ar livre. O aparelho funcionará com a nova plataforma do Google, a Android Wear, e, segundo a fabricante, estará sempre ligado. O produto ainda contará com comando de voz e a possibilidade de fazer buscas na internet. O G Watch estará à venda no Brasil ainda este mês.
Motorola
Outro dispositivo que aproveitará a chegada do Android Wear é o Moto 360. O gagdet da Motorola, diferente de outros relógios inteligentes, terá design redondo e opção de pulseira em couro legítimo. O aparelho deve usar a tecnologia Active Display, com sensores de movimentos que possam captar quando o usuário levantar o pulso para assim acender a tela. O produto terá comando de voz, indicará caminhos usando o Google Maps e ainda controlará smartphones sem a necessidade de tirá-los do bolso.