O álcool é a principal causa desses óbitos, sendo responsável por 85% das mortes por substâncias no país.
O tratamento para essa doença é muito difícil e delicado, sendo necessário o acompanhamento de médicos e, em alguns casos, a internação em uma clínica especializada. A abstinência alcoólica possui diversos sintomas, como náuseas, suores, ansiedade e tremores. O alívio desses problemas geralmente é com o uso de drogas sedativas prescritas.
Com a prescrição de drogas, é necessário um cuidado dobrado. Alguns pacientes, para receberem medicamentos sedativos, fingem os tremores provenientes da abstinência alcoólica. O problema é: como saber se o portador de alcoolismo está mentindo?
Um grupo de pesquisadores canadenses desenvolveram um aplicativo que tem como objetivo medir os tremores do paciente e determinar se eles são verdadeiros. A inovação em saúde ainda não conseguiu a liberação do FDA, órgão governamental que regulamenta produtos ligados à saúde, e está em fase de testes.
A inovação em saúde funciona da seguinte maneira: o paciente abre o aplicativo e segura o telefone com sua mão estendida. A ferramenta irá ligar um timer e medir os tremores por um tempo determinado, verificando a frequência dos tremores e determinando se a pessoa está realmente vivenciando um sintoma de abstinência alcoólica.
Os pesquisadores testaram a inovação em saúde em três hospitais de Toronto, onde o aplicativo analisou os tremores de 49 pacientes e 12 enfermeiras que fingiram ter o sintoma. O estudo descobriu que 75% dos pacientes que tinham tremores possuíam uma frequência maior do que sete ciclistas por segundo. Porém, 17% das enfermeiras que tentaram imitar o sintoma apresentaram uma frequência similar.
''Nosso aplicativo pode também ser útil para assistir a equipe de administração de abstinência, que geralmente não tem treinamento clínico, e determinar quais pacientes devem ser transferidos para o departamento de emergência para tratamento ou avaliação'', disse Bjug Borgundvaag, um dos desenvolvedores da inovação em saúde. ''Nós achamos que nosso aplicativo tem grande potencial de melhorar o resultado do tratamento para esses pacientes''.