Médicos de diversas especialidades, em diferentes faixas etárias, já têm relação estreita com a internet dentro dos centros de atendimento, sejam estes hospitais, clínicas ou consultórios. Segundo pesquisa do Think with Google, os médicos fazem cerca de 6 pesquisas online por dia, sendo que 68% das buscas são motivadas por questões dos pacientes. O estudo citado ainda levanta que a maior parte dessas pesquisas online ocorrem entre um atendimento e outro.
Cabe ressaltar que a atual relação dos médicos com a internet não se restringe às buscas. Ela é mais útil do que parece. Quer entender como isso funciona? Veja como os médicos estão utilizando os recursos online para otimizar e agregar valor ao seu trabalho.
Informação filtrada para os pacientes
Hoje, os pacientes chegam ao consultório com muito mais informação sobre suas condições e possíveis tratamentos pois têm tudo a alguns cliques. Como se sabe, essa informação é muitas vezes errada porque se baseia apenas em sintomas visíveis e especulações, porém isso é suficiente para que as pessoas entrem no consultório mais exigentes. Por isso é fundamental dar ao paciente a maior quantidade de informação possível para aumentar sua segurança em relação ao profissional e ao tratamento.
Nesse contexto, a internet é uma ferramenta poderosa para mostrar ao paciente informações com o filtro do profissional de saúde. Durante a consulta, a exibição de artigos, pesquisas, blogs e informação em geral, inclusive através de vídeos especializados e aplicativos, aumenta a confiança do paciente no tratamento, o que ajuda na sua adesão a ele e, consequentemente, no processo de cura.
Recursos online para se atualizar
Outro benefício da internet para os médicos é o acesso a recursos online que podem ampliar a qualidade do atendimento. Revistas científicas, aplicativos com descrição dos fármacos e atualizações sobre tratamentos são exemplos de como ela pode ser usada. Sites e aplicativos como o UpToDate e o Epocrates são usados largamente por profissionais de todo o mundo.
Recursos online para otimizar o atendimento dos pacientes
Um prontuário eletrônico também é um recurso muito importante. Ele é útil para registrar desde a primeira consulta, até os pedidos e resultados de exames, bem como o histórico de saúde do paciente. Através dele, o médico pode ter acesso rápido aos dados sobre as condições do indivíduo, atual tratamento, drogas que já foram usadas, quais outros especialistas estão envolvidos, dentre outros pontos. Além disso, é possível acessar estas informações de qualquer dispositivo eletrônico.
Há ainda ferramentas de gestão de finanças, especialmente para consultórios, e para agendamento de consultas, útil para controle do fluxo de caixa e relacionamento com os clientes, respectivamente.
Automatizando alguns processos, o médico gasta menos tempo na gestão e pode focar mais nas consultas e nos estudos constantes.
Marketing digital
A internet também é útil para o marketing de todos os profissionais de saúde. A criação de um site do profissional, com um currículo resumido, as especialidades que possui e os procedimentos que realiza é uma boa ideia para criação de uma imagem confiável e para a atração de novos clientes. A publicidade online, por ser mais barata e direcionada, também vem sendo cada vez mais utilizada por médicos. Lembre-se que esta deve estar em conformidade com o Manual de Publicidade Médica do CRM.
Sistemas de busca e avaliação de profissionais de saúde, como o Boa Consulta ganharam bastante força nos últimos cinco anos. Vem se tornando pré-requisito que médicos preencham e atentem-se a seus perfis, já que cada vez mais pessoas os acessam antes de procurar um profissional, inclusive se informando sobre a agenda e marcando consultas através destas ferramentas.
Médicos estão em constante atualização em relação às descobertas científicas, aos tratamentos e outros. Da mesma maneira que as novidades na medicina surgem e são incorporadas na rotina do profissional, o mesmo deve acontecer com as novidades oferecidas na internet, grande auxílio no trabalho dos médicos.