faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Sírio-Libanês é pioneiro na América Latina a oferecer PET/CT Digital

Equipamento permite a identificação de lesões menores, dando maior eficiência e agilidade ao processo diagnóstico

O Hospital Sírio-Libanês é pioneiro em oferecer o PET/CT Digital na América Latina, aparelho que faz uso da tecnologia de diagnóstico por imagem molecular. Essa modalidade relativamente nova na área de saúde envolve uma série de reações entre os elementos de imagem e moléculas-alvo, como enzimas, que quando presentes permitem o diagnóstico mais preciso e, muitas vezes, precoce. Essa conquista faz parte da busca pela inovação constante do Sírio-Libanês, contribuindo para aprimorar o sistema médico-hospitalar e a oferta de assistência à saúde.

Além de ser um forte aliado para a descoberta de tumores malignos, o equipamento poderá auxiliar também na detecção de doenças neurológicas, como Alzheimer. “Esse equipamento é uma grande evolução no uso do PET/CT como ferramenta de diagnóstico”, diz Carlos Buchpiguel, coordenador médico da Medicina Nuclear do Hospital Sírio-Libanês.

O PET/CT, que é a sigla para tomografia computadorizada por emissão de pósitrons, usa a radiação para fazer a imagem. “Esse aparelho permite uma exposição 50% menor à radiação, uma vez que o tempo médio do exame é de 5 a 10 minutos”, explica Buchpiguel.

A tecnologia do equipamento, chamado Discovery MI Digital PET/CT e desenvolvido pela GE Healthcare, permite maior detectabilidade no diagnóstico de diversas doenças, uma vez que é possível verificar lesões menores nos tecidos e fazer uma detecção precoce. Quanto mais cedo a lesão for descoberta, melhor será o prognóstico do tratamento.

O equipamento também consegue definir com maior precisão estágio de doenças como o câncer, o que é determinante para fechar todo o protocolo de tratamento. As imagens do PET/CT digital permitem também avaliar a efetividade de tratamentos, como o de linfoma, por exemplo. E, ainda, revelar pequenos tumores cancerígenos, e acompanhar se há metástases, que é a migração de partes de um tumor para outras partes do corpo. Dessa forma, a nova tecnologia garante um detalhamento mais profundo, tanto em diagnóstico e estadiamento quanto na avaliação de resposta aos tratamentos e recorrência de doenças.