faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Apple deve avançar no mundo da internet das coisas

Há alguns anos atrás, quando pensávamos em tecnologia, pensávamos em um painel, cheio de luzes, botões e uma alta necessidade de input por parte dos usuários. Hoje, no entanto, a tendência, é o que se chama de computação ubíqua. Ela parte do princípio de que a computação deve estar integrada à rotina do ser humano, onipresente.

Um dos fatores que pode ser um acelerador do processo da computação ubíqua é a Internet das Coisas. Nesta perspectiva, os produtos e objetos de uso diário poderão ter identidades eletrônicas ou ser equipados com sensores, por exemplo.

No dia 2 de junho, haverá uma conferência de desenvolvedores em São Francisco, sediada pela Apple e, ao que parece, a empresa tem novidades na área da Internet das Coisas, com principais produtos voltados para a casa, a exemplo de geladeiras e alarmes.

Segundo fontes ligadas ao assunto, uma plataforma que possibilita a transformação do iPhone em um controle remoto para vários itens da casa deverá ser anunciada. Outras empresas, como Google e Samsung já avançaram nesta categoria.

A ideia é que produtos sejam licenciados e "made for iPhone" para que haja certificação de compatibilidade entre os sistemas e os produtos. Quanto à privacidade do usuário, a Apple deve se assegurar de que os dados sejam o mais protegido possível.

TAG: Geral