Se você acompanha o mercado de tecnologia como um todo, deve ter visto que em março o Facebook adquiriu a empresa OculusVR, que está por trás do Oculus Rift, por US$ 2 bilhões de dólares. Antes disso, em dezembro de 2013, a mesma OculusVR já havia recebido US$ 75 milhões de dólares em um Series B da notável Andreessen Horowitz (se ainda tem dúvida de que são notáveis, clique e veja o portfólio deles)
Desde sua aparição meteórica no Kickstarter o Oculus Rift têm sido apontado como a próxima inovação disruptiva depois do iPod, iPhone e iPad, com potencial para mudar diversos mercados para sempre, inclusive entra em rota de colisão com o GoogleGlass, como grande facilitador da realidade virtual na medicina.
Se você ainda não conhece o Oculus Rift, trata-se de um óculos de realidade virtual, mais que isso, um passaporte para um novo mundo, que pode mudar a maneira como o cérebro humano funciona, tornando cada vez mais difícil separar o que é realidade e o que é virtual.
Mas, sem fugir do assunto, qual o impacto que essa tecnologia teria na saúde, principalmente na realidade virtual na medicina?
[quote text_size="small" author="Mark Zuckerberg"]
Depois dos jogos, nós iremos transformar o Oculus em uma plataforma para diversas outras experiências. Imagine-se curtindo um jogo nas primeiras cadeiras de um estádio, estudando em uma sala de aula com alunos e professores de todo mundo, ou em uma consulta olho no olho com seu médico – apenas ao colocar seu Oculus Rift em casa.
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TELEMEDICINA
Não pretendo entrar no mérito de que o atendimento presencial deixaria de ser importante, pois ainda não acredito que isso irá ocorrer tão cedo, se é que um dia iremos viver em uma realidade como essa. Não da para imaginar um diagnóstico sem os aspectos físicos de um exame, como tamanho da lesão, consistência das partes, temperatura, forma e outros.
Mas como a realidade virtual na medicina pode influenciar? Aumentando a adesão à telemedicina e reduzindo seu custo é uma das respostas. Outra, um pouco menos evidente, seria a redução do estresse do paciente em ir ao médico, o que levaria a um aumento da aderência a consultas e tratamentos.
Em termos mais práticos e adaptados à realidade brasileira, a realidade virtual na medicina poderia iniciar sua trajetória através do formato de “segunda opinião”, onde médicos especialistas de um grande centro auxiliam o diagnóstico por parte de profissionais em centro menos especializados. Embora esse tipo de interação já seja realidade, através de uma ferramenta como essa ela se tornaria menos custosa, mais precisa e interativa.
SAÚDE MENTAL
A terapia de realidade virtual (VRT – Virtual Reality Therapy) já é utilizada para tratar pacientes que sofrem de transtorno pós-traumáticos, fobias, ansiedades e manias.
Nos EUA por exemplo, o Dr. Rizzo da Universidade da Califórnia, trata ex-militares que sofrem de transtorno pós-traumático pós guerra ao expô-los a situações semelhantes às vividas durante a guerra, porém em ambiente controlado e com o objetivo de se treinar habilidades para combater o medo. Nesse projeto, chamado Virtual Iraq, e em outros semelhantes, os pesquisadores já comprovaram que o tratamento é tão eficaz quanto os tradicionais.
[quote text_size="small" author="Dr. Rizzo, Universidade da Califórnia"]
Não tenho dúvidas de que o Oculus Rift irá revolucionar a realidade virtual com propósitos clínicos
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Outra patologia possível de ser combatida é o Autismo, já que através da realidade virtual na medicina seria capaz desenvolver habilidades de comportamento social, refinamento motor e até mesmo experimentar situações cotidianas como entender quando é seguro ou não atravessar uma rua.
TERAPIAS FÍSICAS
Como já falamos do Kinect, o Oculus também apresenta potencial para auxiliar fisiatras, fisioterapeuras e outros especialistas, na recuperação motora de seus pacientes, ainda mais se utilizados em conjunto.
Existem estudos em pacientes que sofreram AVE (Acidente Vascular Encefálico), onde o uso de terapia de realidade virtual traz maior predisposição no desenvolvimento de força muscular.
Outros dois usos seriam no treinamento de pacientes que irão utilizar próteses e portadores da Síndrome do Membro Fantasma. Nesses últimos, a realidade virtual na medicina deve trazer melhor adaptação à realidade e às novas condições do paciente.
EDUCAÇÃO MÉDICA
Principalmente nas áreas cirúrgicas, o uso de simuladores e ambientes virtuais no treinamento têm se tornado cada vez mais comuns. O Colégio Americano de Cirurgiões por exemplo, dispõe de módulos educacionais baseados em realidade virtual na medicina. Outro exemplo são os jogos de cirurgia, que saem da esfera do entretenimento, para servir como ferramentas de atualização e capacitação.
Outra aplicação ainda no âmbito educacional está na telepresença, onde seria possível participar e interagir em diversos congressos e workshops. Um exemplo disso é o uso do Oculus Rift no treinamento médico-militar na Inglaterra.
CUIDADOS PALIATIVOS
Imagine proporcionar a um paciente terminal ou deficiente a chance de ter novas experiências, ou reviver o passado, com um certo nível de normalidade? Foi o que aconteceu com Roberta Firstenberg, que combatia um câncer terminal responsável por impossibilita-la de sair de casa.
Quando sua neta, uma designer de games, trouxe o Oculus Rift para ser testado por sua avó, o resultado foi impressionante. Roberta descreveu a experiência como “uma miragem... uma nova vida... inspirador”
Durante o teste - conferira abaixo - note que Roberta fica emocionada ao poder andar novamente, brincar com borboletas e reviver experiências antigas. Esse tipo de ferramenta cumpre com o objetivo - “é uma nova terapia, dá esperança” - descrito no testemunho final do vídeo
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=o5eIHyFYFMM[/youtube]
“Não há nada de mágico na realidade virtual, ela não ‘arruma’ ninguém. É uma mera ferramenta que profissionais de saúde bem treinados utilizam para estender suas habilidades e ter maior impacto nos pacientes quando necessário”- Dr. Rizzo, Univeridade da California
Quer saber um pouco mais sobre o Oculus Rift, confira o vídeo abaixo:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=OlXrjTh7vHc[/youtube]