"A saúde é um setor que opera em ambientes altamente complexos e que apresenta oportunidades importantes de ganho de produtividade. À medida que a indústria se consolida acelerando a verticalização e incluindo mais serviços a sua oferta, uma estratégia de integração de sistemas se torna cada vez mais necessária". A frase é do head of marketing Brasil da Digibee, Bernardo Rabelo.
Com foco nesta demanda, a empresa desenvolveu a plataforma eiPaaS (Enterprise Integration Platform as a Service), responsável pela integração de diferentes sistemas para conduzir empresas ao mundo digital. A plataforma conecta aplicativos, servidores, dados, clouds, dispositivos, ecossistemas de parceiros, entre outros. Fundada em 2017, a empresa tem escritórios nos Estados Unidos e no Brasil.
"Com a Digibee é possível conectar todo tipo de sistema ligado à Rede Nacional de Dados, que é a plataforma nacional de troca de dados em saúde, com padrão HL7 (Health Level Seven) e o FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources). Promovendo segurança e alta disponibilidade, a Digibee oferece o que há de melhor em soluções de integração de sistemas healthcare com agilidade, flexibilidade e segurança", explica Rabelo.
A plataforma viabiliza, por exemplo, integrações com ERP (Enterprise Resource Planning) Tasy e MV, ou mesmo a substituição de atual barramento SOA (Service Oriented Architecture) por uma arquitetura de integração mais moderna que traga mais flexibilidade para o ecossistema do cliente. "Facilitamos, também, a interoperabilidade dos sistemas da sua empresa com a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde). Na Digibee, não importa qual é o seu sistema, nós conseguimos integrar", afirma o executivo.
Para ter ideia do potencial da plataforma, em apenas duas semanas, a Digibee viabilizou a integração entre os sistemas internos da Dasa, uma das maiores redes de saúde integrada do Brasil, o cadastro único de paciente e os sistemas da RNDS, totalizando 65 unidades de atendimento conectadas com mais de 10 mil exames interoperáveis através da plataforma.
Crescimento acelerado
Na visão de Rabelo, a pandemia mundial acabou por acelerar o crescimento do setor de healthcare no Brasil, movimentando bilhões de reais anualmente no desenvolvimento da tecnologia aplicada aos serviços de saúde. De acordo com a Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais -, a expectativa de investimentos na integração de sistemas, juntamente com outras tecnologias de transformação digital, foi de R$ 250 bilhões em 2021 - e este número tende a aumentar ainda mais este ano.
"As healthtechs vêm em um ritmo acelerado de crescimento e entregas de soluções inovadoras. Segundo um estudo da PwC e da Liga Ventures, entre 2021 e 2022, os investimentos e M&As (Fusões e Aquisições, em inglês) no setor de saúde somaram R$ 1,79 bilhão em 36 deals monitorados. Neste cenário, com a plataforma de integração de sistemas, conseguimos ajudar grandes corporações a se transformarem digitalmente, oferecendo ganho de escala e velocidade em suas operações, ao ponto de competirem de igual para igual com a mesma agilidade de entrega de produtos e serviços das startups", avalia Rabelo.
Aproximação do mercado
A Digibee é uma das patrocinadoras do HIS - Healthcare Innovation Show em 2022. "A empresa participa do HIS com o objetivo de se aproximar do setor de saúde, mostrando cases que comprovam a relevância da integração de sistemas, a fim de auxiliar empresas do segmento a alavancarem seus negócios a partir da integração de sistemas", conclui o executivo.
A 8ª edição do HIS - Healthcare Innovation Show apresentará mais de 50 horas de conteúdo com a participação de 200 especialistas do Brasil e do exterior, entre profissionais de saúde, gestores, executivos e acadêmicos que vão debater sobre os mais variados aspectos da inovação, tecnologia, empreendedorismo, negócios e finanças aplicadas à saúde.
Para saber como participar do evento e ver a programação completa, acesse o site do HIS - Healthcare Innovation Show