faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Com investimento acima de R$ 6 milhões, healthtech aposta em saúde preditiva

saude-preditiva-plataforma-prognostico-paciente.png

Plataforma criada pela WAC permite que as principais doenças sejam mapeadas com antecedência de dez anos

Nascida após a pandemia, a Wellness Advanced Center (WAC) traz para o mercado a primeira plataforma inteligente de saúde preditiva, que utiliza a tecnociência para mapear o prognóstico de saúde em até dez anos. Entre as inovações que a plataforma apresenta, está a sua simplicidade na leitura dos laudos e a agilidade com que ele fica pronto, em apenas 30 minutos. Assim, é possível antecipar a probabilidade de doenças futuras, que poderão ser evitadas ou ter um tratamento mais assertivo realizado, seja através de medicamentos e/ou mudança do estilo de vida.

Nessa primeira fase de lançamento, a plataforma oferece o Laudo do Prognóstico de Saúde Física (PSF), que foca nas principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (hipertensão, infarto, AVC e diabetes tipo 2) e é indicado para pessoas a partir dos 35 anos — momento em que as alterações morfológicas e fisiológicas começam a ter maior efeito no indivíduo. Além das funcionalidades já desenvolvidas, estão sendo elaboradas análises para predição do câncer de mama, de colo de útero e do câncer de próstata — que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, devem atingir mais de 160 mil pessoas por ano no Brasil até 2025.

Outra novidade que também está por vir são os testes de prognóstico de saúde emocional, que trarão resultados de quem poderá, futuramente, desenvolver ansiedade, depressão, burnout e dependência química. Dessa forma, a partir da tecnociência a plataforma facilitará e promoverá o acesso a dados inteligentes para predição da saúde, sendo esse um dos diferenciais da WAC.

Com a possibilidade de receber o laudo de forma rápida, também torna-se viável que o médico crie um plano de ação específico para seu paciente e, após um período, refaça os testes e avalie com precisão os efeitos do tratamento e/ou das mudanças de estilo de vida realizadas. “Entregamos informações consistentes, científicas e totalmente personalizadas para que cada pessoa decida se manterá o mesmo estilo de vida ou fará as mudanças/tratamentos necessários para reverter seu prognóstico. E mais, ao se engajar no tratamento e/ou na mudança de hábitos, ela poderá acompanhar seu histórico e ver a evolução da sua saúde por meio de gráficos dinâmicos”, explica a CEO e sócia da WAC, Andréa Ribas.

O desenvolvimento da plataforma de soluções da WAC, realizado com um investimento de R$ 6,2 milhões ao longo de dois anos, foi feito a partir da construção de um modelo que une ciência, profissionais da saúde, analistas de dados, matemáticos e estatísticos. “Nossa tecnologia é ímpar, com base científica validada. Usamos um processo de pesquisa e desenvolvimento médico científico e aplicamos um roadmap constante. E a experiência sólida dos sócios em saúde física, emocional e de alto rendimento também contribuiu muito para esse processo”, explica a economista e sócia-fundadora da WAC, Lísia Buarque.

Outro destaque da ferramenta é sua capacidade de ser embarcada em diferentes tipos de empresas — como hospitais, laboratórios, clínicas e operadoras de planos de saúde —, uma vez que a plataforma se adapta de acordo com as necessidades de cada segmento. Em especial para empresas do setor de saúde suplementar, a incorporação da inteligência artificial fornecida pela WAC pode representar uma verdadeira revolução, impactando diretamente nos resultados do negócio. 

“Sabemos o quanto essas doenças impactam na cadeia de valor da saúde suplementar e podem ser evitadas ou tratadas precocemente, com mais eficiência e eficácia”, ressalta o sócio e diretor médico da WAC, Dr. Felix Drummond. Afinal, se o ditado afirma que é “melhor prevenir do que remediar”, a predição é ainda mais eficiente.