A brasileira Vitalbox, com sede em São Paulo, anuncia lançamento do personal doctor, ferramenta online que une médicos e usuários. Batizada de docgie, o serviço consiste em uma plataforma de saúde pessoal, que viabiliza prevenção e atendimento primário. O cuidado é feito aproveitando o tempo ocioso dos médicos que conseguem, assim, atender mais gente e aumentar seus vencimentos.
LEIA MAIS
12 plataformas digitais que transformam as relações na Saúde
Programas de prevenção em planos saltam 600% em 2012
Conheça as modelagens para programas de prevenção do câncer
O método de alocação de carga de trabalho foi inspirado no serviço similar do NHS (National Health Services), do Reino Unido. Carlos Bassi, diretor presidente da Vitalbox, descreve a iniciativa como Uber da saúde, onde os usuários vão pegar uma carona no horário disponível dos médicos. Ou seja, os médicos que têm algum horário disponível podem ocupar esse tempo atendendo como personal doctor.
Quem define a expectativa de remuneração por hora trabalhada é o próprio médico. Com base nestas informações, o valor mensal para a contratação do atendimento é determinado. O médico não paga nada para se cadastrar, mas todos os cadastros são analisados pela equipe do docgie antes de serem homologados. Uma vez aprovado, o perfil do médico fica disponível para a contratação pelos pacientes.
Quanto ao paciente, é preciso que realize um cadastro para acesso gratuito à plataforma pessoal de saúde, que possibilita o armazenamento de todas as informações, avaliações de risco, com funcionalidades como alertas e recomendações, podendo agendar também suas consultas com o personal doctor diretamente da plataforma online.