Você acredita que o mundo mudou e o cliente está mais digital que nunca? Quer ter uma empresa líder de mercado e alinhada aos propósitos e hábitos deles? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, não se preocupe em ler o Infomonday dessa semana.
Embora baseado em uma pesquisa da Accenture com CMOs, o infográfico de hoje é muito importante para qualquer gestor ou pessoa que entende a saúde também como um negócio, que deve gerar lucro, valor e impacto.
Trata-se de uma mudança no mindset dos executivos, onde a estratégia digital torna-se protagonista nas empresas, e com ela, o mobile, inbound marketing, content marketing e muitas outras ferramentas que vêm desbancando os modelos tradicionais.
Não importa sua função ou tarefas, tenha certeza que essa mudança irá lhe afetar de alguma maneira, seja ao trazer um paciente mais informado e questionador, seja ao gerar vendas por um ebook. A internet, smartphones e tablets mudaram o mundo para sempre, nunca fomos tão digitais e multicanais como hoje.
75% do budget do marketing será Digital
37% dos CMOs acreditam que nos próximos 5 anos 75% da verba do marketing estará destinada ao digital, o que não é de se estranhar já que os consumidores estão cada vez mais digitais e omnichannel.
50% do budget será destinado ao Mobile
Se pensarmos apenas no Brasil, onde temos mais de 1 celular por habitante, não deveria ser surpresa para nenhum gestor que esse se tornou um dos principais canais de distribuição de conteúdo, publicidade e reputação da estratégia digital. Qualquer empresa que pensa no futuro deve ter pelo menos um site responsivo (que se adeque às telas de um smartphone e tablet), uma estratégia de inbound marketing e pessoas/parceiros competentes digitalmente.
27% acreditam que a mídia adquirida será mais importante que a paga
Pagar por mídia ainda é o primeiro passo para a maior parte das empresas, ainda mais no Brasil. Nos EUA o movimento do inboud marketing toma cada vez mais força, com empresas começando a bloggar, criar ebooks, webinars e outros recursos, com um só objetivo: Se tornar autoridade no assunto relacionado ao seu principal produto, e assim vender mais. Adquirir mídia ainda é mais barato e eficiente que pagar, embora mais trabalhosa.
Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, recomendo a leitura dessas 3 matérias, com dados e cases:
- Por que o Dr. Drauzio Varella vale mais do que os hospitais no Brasil?
- Por que fazer Content Marketing em Saúde?
- O futuro do marketing na saúde é digital, principalmente com conteúdo
42% afirmam que análise de dados será uma competência chave
Cada vez mais observamos revistas e grupos de mídia fecharem suas portas por falta de verba de publicidade para manter a operação. O principal motivo? Dados.
Imagine que sua empresa anuncia em uma revista com tiragem de 1.000.000, como saber quantas foram abertas e lidas, ou mais a fundo ainda, quantos anúncios geraram receita aos anunciantes? Você garante que a verba foi bem aproveitada e aquele anúncio que fez para o médico chegou até ele, ao invés de ter ido parar no cesto de revistas da sala de espera?
Por não ser possível chegar a esses números no off-line é que o digital vem tomando conta, associado ao hábito cada vez mais comum de se ler revistas online ou num smartphone/tablet.
Tudo que é feito no mundo digital, pode ser medido. Mas essa enorme vantagem é acompanhada de uma desvantagem, a falta de preparo da maior parte dos profissionais, principalmente no momento de analisar dados e identificar tendências.
CEO: O responsável pela inovação digital
Apesar da pesquisa ter sido feita com CMOs, os CEOs foram apontados como vetores para a mudança para uma estratégia digital, ou melhor, inovação digital. Acredito que o verdadeiro motivo para isso é que a maior parte da hierarquia organizacional ainda não entende essa mudança, e por isso repudia qualquer tipo de iniciativa digital, já que temos medo do que não conhecemos. Cabe então ao CEO, que tem o maior peso nas decisões e liberdade de gestão, trazer a inovação para a empresa ao criar essa cultura e desmistificar o digital.
Conclusão, é cada vez mais difícil defender a desimportancia do digital – infelizmente muitos gestores ainda insistem nessa prática. Se quiser manter a liderança de mercado, ou assumi-la, é imperativo ter uma estratégia digital como centro das ações, entender o consumidor como nunca, mostrar a sua marca apenas quando quiser vê-la, da maneira que quiser e no momento mais adequado para cada um deles.
Vamos ao infográfico: