Em um setor profundamente dependente da comunicação entre diferentes participantes não é de todo uma surpresa que as mídias sociais tenham encontrado um espaço cativo nas estratégias operacionais, clínicas, de comunicação etc das organizações de saúde. É o que mostra o infográfico dessa semana.
Atualmente estima-se que a adoção de mídias sociais por esse segmento, apenas nos EUA, representa um potencial de geração de valor próximo a U$ 1,3 Trilhão. Naturalmente essa criação de valor não se dará apenas através do uso dos canais sociais para fins institucionais, mas, sobretudo, através da otimização do colaboracionismo entre empresas participantes da complexa cadeia assistencial.
Para um setor que há poucos anos apresentava resistências, algumas vezes excessivas, com relação à utilização desse padrão tecnológico no seu negócio é importante notar que o cenário vem avançando com uma certa rapidez. Assim 26% dos hospitais já buscam engajar seus públicos através de canais sociais, fato que pode ser facilmente comprovado pelo crescimento no número de profissionais digitais empregados em seus quadros. É igualmente importante notar que 60% dos médicos americanos atualmente acreditam que o uso das mídias sociais colabora efetivamente para a qualidade da assistência prestada ao paciente.
Para concluir, vale dizer que os dados utilizados na elaboração do Info são muito atuais e foram cedidos por algumas das organizações mais atuantes e confiáveis nesse segmento como Mayo Clinic, Pew Internet and American Life Project e American Hospital Association.