faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Espaço Saber Abimed discute o Complexo Econômico Industrial da Saúde como vetor para evolução tecnológica, econômica e social do Brasil

Crédito: Divulgação foto_modelo (13).jpg

O Complexo Econômico Industrial da Saúde apesar de ter passado por alguns desafios, tem se mostrado um vetor fundamental para a evolução tecnológica, econômica e social do Brasil

A Feira da Hospitalar, maior evento de saúde da América Latina começou hoje (23) com uma programação recheada de conteúdos e palestras distribuídos ao longo do São Paulo Expo. 

Um dos grandes destaques do dia aconteceu no Espaço Saber da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED), que debateu sobre o “Complexo Econômico Industrial da Saúde como vetor para evolução tecnológica, econômica e social do país".

A palestra reuniu importantes nomes do setor como o Diretor Regional de Brasília da ABIMED, Felipe Carvalho, o presidente executivo da Sindusfarma, Dr. Nelson Mussolini, o coordenador-geral da Base Mecânica, Eletrônica e de Materiais, do Departamento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, Diogo Penha o diretor-presidente interino da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Igor Manhães Nazareth. 

O Complexo Econômico Industrial da Saúde apesar de ter passado por alguns desafios, tem se mostrado um vetor fundamental para a evolução tecnológica, econômica e social do Brasil. Além de abranger uma ampla gama de setores, desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando empregos qualificados e acelerando o crescimento econômico como um todo.

Durante a palestra, foi discutido que esse assunto precisa ser olhado e explorado de uma forma geral pelas indústrias de equipamentos médicos de Saúde. Todo esse cenário foi evidenciado pela pandemia e deve ser olhado com muito cuidado. 

Mussolini ainda reforçou que para o Complexo Econômico Industrial da Saúde de fato funcionar, precisa passar a ser uma política de estado. “A política industrial precisa de credibilidade é necessária para a saúde e é um ramo da atividade econômica que impulsiona o setor e faz com que a indústria volte a movimentar a economia do país”, conclui. 

Em outro momento, o coordenador-geral de Base Mecânica, Eletrônica e de Materiais do Departamento do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS), Diogo Penha, afirma que apesar desse cenário de muita luta, as indústrias têm se empenhado e esforçado para fortalecer o complexo. 

“Esse assunto tem sido falado por diversos ministros, vice e o presidente do Brasil. Isso começou com o lançamento da recreação do grupo executivo (G-6). O estado precisa construir essa política em conjunto e estamos trabalhando  para garantir uma institucionalização dos fluxos e saberemos o que é propriedade nesse contexto", explica Penha.

Evolução tecnológicas

Em termos tecnológicos, o CEIS impulsiona constantemente a inovação e o desenvolvimento de novas soluções na área da saúde. Empresas farmacêuticas investem em pesquisas para descobrir novos medicamentos e terapias, enquanto empresas de equipamentos médicos trabalham para aprimorar dispositivos que auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças. A constante busca por avanços tecnológicos no setor da saúde impulsiona a criação de novas tecnologias e o aprimoramento das já existentes, levando a uma melhoria nos cuidados de saúde. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) tem se empenhado fortemente nessa missão de fornecer equipamentos e pesquisas que aprimorem e criem novas tecnologias mais eficientes. 

De acordo com o diretor-presidente Interino Igor Manhães Nazareth, as mais de 96 unidades da empresa têm sido as principais instituições de todo o território nacional que desenvolvem tecnologias para empresas brasileiras. 

"Qualquer instituição pode acessar facilmente a EMBRAPII. Nossas sedes além de contarem com recursos não reembolsáveis de instituições, realizam os projetos num modelo ágil e prático. Tudo isso é pensado para colocar produtos no mercado com mais rapidez e impactar a vida da população brasileira",  explica Nazareth. 

O Espaço Saber ABIMED destaca-se como um espaço de aprendizado e troca de conhecimento, permitindo a disseminação de boas práticas, o compartilhamento de experiências e a capacitação de profissionais. Com uma abordagem abrangente e inspiradora, a sessão deu início a uma série de palestras que impulsionam o progresso e a inovação em prol do bem-estar da população e do crescimento sustentável do país.

Não deixe de acompanhar os próximos painéis que acontecerão no Espaço Saber ABIMED, no mezanino na sala 208, no dia seguinte. Confira os temas e horários:

ESPAÇO SABER ABIMED - 24/05 - 9h00 às 12h30

1º painel: 

ANVISA - Convergência Regulatória e Mecanismos de Reliance para Dispositivos Médicos.

Palestrante: Augusto Bencke Geyer - Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) da Terceira Diretoria da ANVISA.

2º painel: 

Requisitos da RDC 751/2022 para Dispositivos Médicos. Orientações para elaboração do Dossiê Técnico reenquadramentos em decorrência da RDC 751/2022 - perspectiva GQUIP.

3º painel:

ANVISA - Normativas de IVD em atualização e revisão - Exposição sobre o andamento da Publicação da CP 734/2019 de IVD.

Os painéis estão realizados no Mezanino e proporcionam uma oportunidade única de aprofundar seu conhecimento sobre temas regulatórios e atualizações relevantes no campo dos dispositivos médicos. 

 

Não perca essa chance de se manter atualizado e ampliar sua expertise! Aproveite a oportunidade de participar e continue a explorar as últimas tendências e avanços do setor de saúde na Feira Hospitalar