faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pega Plantão: gerenciamento 2.0 de plantões

Pega Plantão: Revolucionando os Plantões Médicos

Praticamente todo médico vai dar pelo menos um plantão na vida. A maioria por alguns anos, outro pela vida toda. Este sistema estabelece uma carga horária e um salário para a qual se deve dedicar. No entanto, apesar do seu amplo uso, ele pode ser bastante confuso. Não é como um emprego das 8 as 5 que você trabalha todo dia, você pode dar um plantão fixo um dia por semana (por exemplo, toda segunda-feira) no Hospital X, e outro dia (toda terça-feira) no Hospital São João Y. Algumas vezes pode dar um único plantão de 12h na vida em um determinado hospital, receber por ele e nunca mais lembrar que esse hospital existe. Por isso, a alta rotatividade e o fluxo de profissionais torna a administração hospitalar desafiadora e a disponibilidade dos médicos pode variar bastante, sobrando em alguns momentos e faltando em outros.

O Pega Plantão promete revolucionar este sistema com meios digitais e trazendo um pouco de inovação ao segmento. Conversamos com o Fábio e o Johni, ambos fundadores desta startup, sobre a jornada deles e sobre o empreendedorismo na área da saúde. Encontrando um “oceano azul” no segmento, ou seja, um campo totalmente novo para se trabalhar, a startup tem uma plataforma em que os profissionais de saúde e empresas podem publicar e aceitar diferentes propostas. Este serviço, que pode ser efetuado tanto pelo site quanto pelo App Pega Plantão, visa melhorar a circulação dos médicos entre diferentes plantões e ser uma ferramenta poderosa no encontro de oportunidades para um plantão, criando valor tanto para o médico que procura um plantão, como para hospitais que procuram plantonistas.

Apesar dos fundadores não terem vindos da área da saúde, na realidade oriundos da TI, eles enxergaram a oportunidade entrando em contato com médicos, e conseguiram identificar como que poderiam ajudar este meio. Recentemente selecionados no programa StartupBrasil e acelerada pela Papaya Ventures, pretendem aperfeiçoar o  modelo de negócios e obter expertise de diferentes mentores. O sistema de monetização provem atualmente de oferecer uma plataforma para entidades poderem organizar seus próprios médicos e horários de plantões - uma ferramenta de gerenciamento que permite uma maior fluidez e transparência. Esta ferramenta é interessante particularmente para empresas que não querem contratar de pessoas de fora da sua equipe no hospital. Em vez de uma falta no plantão ser coberta com diversas ligações, contatos e bipes, esta será feita integralmente através deste sistema.

Com a informação em tempo real através do App, os profissionais de saúde, em particular os médicos, conseguem encontrar oportunidades de plantão em tempo real. No entanto, inovações como esta são mais desafiadoras no mercado de saúde: os entrevistados também confirmaram uma ideia que permeia os empreendedores na área da saúde - de que esta área é uma das mais complexas de todas, senão a mais. Isto porque a legislação e a regulamentação restringem algumas das atividades que podem ser oferecidas e há uma certa cultura de resistência, especialmente da parte dos médicos mais tradicionais, em utilizar meios digitais. Apesar disso, eles também enfatizaram que a recompensa em fazer um trabalho na área da saúde é maior e que, sendo uma das áreas mais criticas do pais e para o ser humano, a gratificação de poder trabalhar no meio é incomparável.

O PegaPlantão se vale como um intermediário para uma fluidez maior de profissionais entre instituições de saúde e não possui participação na transação financeira, evitando problemas em relação a negligencia ou não comparecimento. Isso também evita colocar barreiras que impediriam que o programa chegasse mais rapidamente em diferentes regiões do Brasil. Já que os médicos já praticam os plantões e estão acostumados com o sistema, o PegaPlantão oferece um serviço de aprimoramento e geração de valor neste meio. Além disso os médicos precisam ser validados pelo CRM, ganhando um selo de validade aqueles que comprovarem a sua identidade enviando a eles os documentos.

O Fábio e o Johni enxergam grande futuro na intersecção da saúde com Mobile e, já contando com 12.000 profissionais da área da saúde cadastrados na sua plataforma, dentre eles 6000 médicos, é evidente o seu crescimento e a necessidade dos profissionais por este tipo de plataforma. Desejamos a eles um grande sucesso no programa StartupBrasil e um grande impacto na área da saúde!