faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que o Alibaba pode ensinar a novos empreendedores?

Jack Ma, fundador do Alibaba, dá lições valiosas para novos empreendedores.

Alibaba é um e-commerce voltado para pequenos negócios. Em 2014, eles estiveram em destaque, pois fizeram IPO com um valor recorde de mercado: US$25 bilhões.

O bilionário Jack Ma fundou o Alibaba em 1999 em seu apartamento. Ele é um exemplo de que resiliência é importante para novos empreendedores e que o processo de criação de uma empresa depende muito mais do seu esforço que de todas as situações adversas que podem aparecer. Ele aplicou para trabalhar no Burger King e foi rejeitado, aprendeu inglês sendo guia turístico em sua cidade, na China, aplicou para Harvard 10 vezes e foi rejeitado todas as vezes.

Segundo ele, quando a Internet surgiu, ele encontrou um colega que o mostrou o que era e solicitou que ele fizesse uma busca sobre qualquer coisa. A primeira coisa pesquisada por ele foi “cerveja”, recebendo informações de diversos exemplos do mundo, menos da China. Isso o deixou curioso e ele procurou “China”, resultando em nenhum link sobre o país. Surgiu assim o primeiro site com referência à China na internet.

Para ele, a coisa mais importante em um comércio virtual, principal atividade do Alibaba, é a confiança. Todas as partes do setor precisam confiar que as outras cumprirão suas partes para que um produto seja comprado e devidamente entregue para o cliente. Pensando em facilitar este processo, Jack Ma também criou o Ali Pay, ferramenta de pagamento com uso de crédito.

No vídeo abaixo, quando perguntado sobre seu relacionamento com o governo chinês, ele diz que uma das coisas mais inteligentes a serem feitas é “estar apaixonado pelo governo, mas nunca se casar”. Ele ainda contou sobre o relacionamento com investidores e, segundo ele, quando ele foi à Time Magazine, o chamaram de “Crazy Jack”. Para ele, loucura faz parte, é bom, “Nós somos loucos e não estúpidos.”

Sendo um dos homens mais ricos do mundo, Jack diz que todo este montante em sua responsabilidade é fruto da confiança da população de que ele usará este dinheiro de forma melhor que outros locais. Ele diz que, por isso, decide ser um homem respeitado e não um homem rico.

A presença de Jack Ma no World Economic Forum é uma verdadeira lição para novos empreendedores e visionários em todos os estágios do negócio.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=o5BKaDCda_0#t=143[/youtube]