Em um press release, a MV anunciou a aquisição da Consulfarma, uma empresa brasileira que trabalha com tecnologia da informação para o setor de saúde pública.
A Consulfarma, foi fundada em 1999 no município de São Mateus do Sul/PR, espelhada no processo de informatização que ocorria no Município de Curitiba/PR, a primeira capital a informatizar e implantar o prontuário eletrônico no país.
Desde o começo, estiveram presentes, na empresa, profissionais de saúde, ex-secretários de saúde e profissionais da Tecnologia da informação com larga vivência em Saúde Pública e nas políticas do SUS. Com base nessa equipe, passou a ser realizado o monitoramento estatístico mensal das secretarias de saúde e, segundo Mauro Sérgio Franco, porta-voz da empresa, isso projetou o desenvolvimento da companhia.
Em 2000, eles conseguiram a certificação DATASUS do Ministério da Saúde para implantação do produto SIGAB, certificando três profissionais como responsáveis técnicos do Ministério da Saúde.
Em 2009, já em Cascavel, a empresa lança o Projeto PEP Regional, visando, através dos consórcios, a integração dos dados clínicos dos pacientes e informações epidemiológicas mais precisas de uma determinada região.
No ano passado, eles conseguiram integração com a maioria dos sistemas do DATASUS – MS, como Hórus, SI PNI, SIS PRÉ NATAL, E – SUS, SISCAN, SIAIH, SISVAN e SINAN.
Para Mauro, após a fusão, a Consulfarma contará com o apoio de infraestrutura e recursos administrativos da MV para aperfeiçoar seus processos e garantir a evolução das soluções, visando uma melhoria nos atendimentos aos clientes.
Ele disse também que as duas empresas juntas serão mais fortes, com uma rica troca de experiência em relação a produtos e serviços e uma atuação organizada e eficiente no mercado.
A MV Sistemas estará realizando no próximos dias a Convenção Comercial 2015 onde, junto com a Consulfarma, estará visualizando novas oportunidades.
A aquisição foi formalizada no final de dezembro e reitera a missão da MV em tornar a gestão de saúde mais eficiente, humanizada e sustentável, além de fazer parte da estratégia de consolidar o mercado de softwares para a saúde. “Esta aquisição fortalece a atuação da MV junto à população usuária dos sistemas de saúde, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirma Paulo Magnus, presidente da MV.
A MV possui, atualmente, menos de 20% do marketshare na esfera pública, segundo entrevista realizada pelo SaúdeBusiness365, com Paulo Magnus, presidente da MV. Para ele, a empresa não pode perder as oportunidades deste mercado, que representa cerca de 50% de toda a estrutura de gestão de saúde do Brasil.