faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como abrir uma clínica legalizada?

Novos empreendedores da área de saúde costumam ter muitas dúvidas sobre como abrir suas clínicas.

Mesmo resolvendo questões como decoração, localização, contratação de funcionários e divulgação, isso tudo nada adianta se o profissional não tiver com seu consultório em dia com as leis.

É necessário que os novos empreendedores estejam com suas clínicas legalizadas, e que tenham registros feitos em alguns órgãos antes de abrir as portas.

Antes de mais nada, é preciso estar regulamentado com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e estar de acordo com a regularização do funcionamento de seu serviço de saúde.

Questões sanitárias são muito importantes, e é por isso que a ANVISA criou em 2011 a Resolução da Diretoria Colegiada, chamada de As Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde. O manual inclui itens como o gerenciamento da qualidade, a segurança do paciente, as condições organizacionais, o prontuário e a gestão de pessoal. A cartilha deve ser seguida por todos os novos empreendedores brasileiros da área de saúde, estejam eles abrindo consultórios particulares, públicos ou filantrópicos.

Outra resolução criada pela ANVISA, a número 50, regulamenta os consultórios médicos desde o planejamento, programação, elaboração e avaliação de seus projetos físicos. Esse manual para novos empreendedores aponta regras desde a estrutura da clínica e instalações elétricas até climatização e atendimento.

Para que novos empreendedores abram suas clínicas com o Alvará Sanitário, são necessários 10 documentos, entre eles o Formulário de Petição, a cópia do Contrato Social, a Cópia do CNPJ ou CPF, o Comprovante de Recolhimento de Taxa, a cópia da Carteira Profissional, a Declaração de Horário de Funcionamento, o Croqui da Localização, a Relação de Procedimentos Técnicos a Serem Executados, a Relação de Produtos e Equipamentos Utilizados e o Contrato de Constituição de Empresa.

É necessário também, para ter um consultório, estar de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Medicina e suas regulamentações para o exercício da profissão e os processos éticos de cada conselho regional.

Enfim, outro ponto importante é seguir o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, para receber aprovação da segurança do local pelo Corpo de Bombeiros.

Os novos empreendedores precisam sempre lembrar que as legislações estaduais e municipais são diferentes. O ideal é procurar a vigilância sanitária local e solicitar as leis específicas de seu município.