Há alguns meses resolvi procurar por métodos para aumentar minha produtividade e assim ter mais tempo livre para estudar e praticar esportes (confesso que ainda estou lutando). A verdade é que existem milhões de dicas na internet, livros e até cursos. Nesse mar de opções encontrei a minha fórmula e resolvi compartilhar.
Get Stuff Done Like a Boss
Tudo começou quando encontrei esse curso no skillshare através de um anúncio na internet. Já havia feito alguns cursos no SkillShare, mas nenhum como esse.
O curso é feito em cima do método GTD (Get Things Done) de David Allen, onde o objetivo é criar um workflow pessoal e assim aumentar sua produtividade.
Durante o curso você irá aprender a utilizar de maneira eficiente ferramentas como Evernote, Things, DropBox e outras. Além disso, Tiago Forte apresenta justificativas para o uso de cada ferramenta, um material de apoio muito rico e ainda cupons de desconto para algumas das ferramentas pagas.
Things
Conheci esse app durante o curso. Apesar de pago, o Things foi criado a partir do método GTD, o que me fez escolhe-lo como dashboard do meu dia-a-dia. Com ele você é capaz de definir prioridades, maneiras de resolver a tarefa, tempo e energia gasto para cada tarefa etc.
Evernote
O Evernote dispensa apresentações, é um ótimo recurso para guardarmos notas, imagens, ideias e muito mais. Porém o curso me fez entender a melhor forma de usa-lo.
Pocket Lists
Embora o Things tenha sua versão mobile, confesso que gostei muito do Pocket Lists, e por isso não experimentei o Things. Detalhe que ele ainda é mais barato.
Esse app é incrível. Antes de dormir você deve colocar na lista de a fazeres tudo que está pendente para o dia seguinte, nada mais, nada menos, e provavelmente irá dormir melhor.
Você poderá separar as tarefas por áreas de interesse (família, casa, trabalho, supermercado etc), estabelecer prioridades (da maneira que mais gosto, em vermelho, amarelo e verde), compartilhar a lista com colegas de trabalho, esposa e outros, e muito mais.
Pocket é daqueles apps que você instala mas demora para usar, até o dia que você pega gosto. Com ele você guarda as matérias da internet para ler depois (você vai aprender no curso que o Evernote também faz isso, mas acho o pocket mais prático). Literalmente você guarda as matérias em seu bolso para ler depois, seja off-line ou online. Você vai notar que na barra lateral do Empreender Saúde, junto com os botões para compartilhar, você irá encontrar o botão do pocket, com ele você pode ler as matérias do ES a hora que quiser.
Audible
Essa é uma dica extra para aqueles que não encontram tempo para ler um livro tranquilamente. Audible é um app para audiobooks, com o selo Amazon. Com ele você pode “ler” em qualquer lugar, e a hora que quiser.
Pessoalmente, conecto o celular no carro e aproveito o tempo no transito e entre viagens de avião para me atualizar, ou até mesmo na academia, passeio no parque etc.
Conclusão, ferramentas existem aos montes, mas o principal é encontrar a determinação e disciplina para se manter utilizando as ferramentas sem sair do método. Por algumas vezes me vi fazendo isso, e logo você irá notar o quanto está improdutivo, com aquelas pausas mentais onde você acha que não tem nada pra fazer. Geralmente é quando chega esse ponto que você descobre que tinha muito a ser feito e não lembrava.
A grande vantagem de se regrar é que seu cérebro fica mais livre para focar nas atividades importantes. O tempo gasto para se lembrar de tarefas sai da equação e todo potencial desse órgão é utilizado para o melhor, resolver seus problemas e tarefas.