A Byofórmula ficou em primeiro lugar entre as melhores empresas para trabalhar (GPTW) no segmento Farmácias e Distribuidoras.
Contrariando muitas consultorias que afirmam ser fundamental uma área de recursos humanos (RH) estratégica para o bom desempenho da organização, o grupo Byofórmula, considerado a melhor empresa para trabalhar na categoria Farmácias e Distribuidoras, atribui o resultado ao relacionamento de confiança entre líderes e liderados e não especificamente ao papel do RH.
“Os próprios gestores trabalham para que os valores da companhia sejam respeitados. O RH acaba ficando com a parte mais organizacional”, conta a presidente Yukiko Eto, fundadora da instituição, que há 33 anos atua sob o lema fé, respeito, solidariedade e excelência.
Depois dessas décadas no mercado de farmácias magistrais ou de manipulação, e das mais de quatro vezes eleita entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work (GPTW), o alinhamento entre os valores da companhia e de seus colaboradores mostra ser a base de sustentação da empresa, que hoje conta com quatro lojas em São José dos Campos (SP), uma em Jacareí (SP) e faturamento aproximado de R$ 9 milhões por ano.
Dos 87 funcionários da Byofórmula, 38% consideraram o item “meus valores alinhados com os da empresa” como o mais importante para a permanência no trabalho, diferente da maioria (55% dos respondentes da categoria Farmácias e Distribuidoras) que considera “oportunidades de crescimento” como o principal fator de retenção.
Com a expansão dos negócios, Yukiko naturalmente não consegue ficar tão próxima de toda a operação, por isso dedica seu tempo para o relacionamento com os 12 gestores, sendo 11 mulheres e apenas um homem. A maioria deles está na empresa há mais de seis anos.
“O nosso propósito, no qual está embutido nossos valores, é sempre trabalhado nas reuniões [feitas com os gestores mensalmente]. Yukiko vê na fé, no respeito, na solidariedade e na excelência mais do que valores, mas condutas de vida que devem ser compartilhadas por todos os colaboradores.
Tais condutas já se fortaleceram tanto na instituição que, segundo a executiva, “quem não comunga delas, quem não se interessa pelo próximo no dia a dia, não se sente bem aqui”. Apesar de se considerar moderada, Yukiko diz que o clima de sua empresa é bem jovem e informal, com 50% dos funcionários de até 29 anos.
De acordo com a pesquisa GPTW, quanto mais feedbacks os funcionários recebem, mais altos ficam os índices de confiança. Das premiadas na categoria Farmácias e Distribuidores, 59% dos funcionários recebem mais de três feedbacks por ano.
Esse retorno ao colaborador, chamado de conversa de valor na Byofórmula, ocorre na empresa sem uma periodicidade fixa. “Já fizemos a cada 30 dias, mas hoje está tão incorporado que as pessoas fazem naturalmente, de uma maneira assertiva e livre.”
Pelo fato de 86% dos colaboradores serem mulheres, não há uma exigência ou diretriz específica, apenas uma afinidade, conta Yukiko, lembrando que se tem algo que norteia a gestão de pessoas da companhia é a metodologia Metanoia, desenvolvida por Roberto Adami Tranjan e aplicada no universo corporativo.
Desde que se aproximou e se identificou com o processo educativo Metanoia em 2000, Yukiko repassa a metodologia para a liderança, uma vez que propõe um novo olhar sobre as relações, despertando a sensibilidade que reside em todos. Na visão da Metanoia, os melhores líderes são capazes de expressar sua humanidade.
Longe de perseguir apenas técnicas, estratégias e processos, Yukiko e sua equipe priorizam manter a consistência da essência da Byofórmula – o servir. De acordo com a metodologia Metanoia este é um atributo não só do líder, mas de todos.
“Líderes que vivem a sua essência constroem equipes também essenciais, abertas para construir – com entusiasmo e alegria – empresas essenciais. Únicas, portanto. São estas que se transformam nos melhores negócios. E os melhores negócios são medidos, não apenas pela capacidade de retorno aos acionistas, mas, sobretudo, pela capacidade de fazer o mundo um lugar melhor”, descreve Tranjan ao apresentar seu método educativo.
*Para ler a revista Saúde Business na íntegra, CLIQUE AQUI